Il portale che condivide i tuoi ingressi

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

"Cartilha de boas maneiras para andante"


0ps!!....um cadeirante!!

Bem, nos meus muitos anos de vida como cadeirante, acho que já passei por quase todas as situações embaraçosas e até cômicas a que está sujeito um cadeirante no mundo dos andantes.

Por conta disso, pensei que seria de grande ajuda se fosse criada uma espécie de "cartilha de boas maneiras” para andantes não cometerem tantas gafes com cadeirantes.

Vamos lá (lembrando que é uma cartilha aberta, que sugestões, observações e dúvidas serão bem vindas).

1- Quando quiser alguma informação sobre um cadeirante, estando ele presente, dirija-se diretamente ao próprio, não fale com quem estiver o acompanhando, como se o cadeirante fosse incapaz de lhe responder.

2- Se encontrar um cadeirante parado em frente de uma porta fechada, não pense que ele está dizendo: "Abre-te sésamo!!" e esperando que a porta se abra sozinha, provavelmente alguém já foi lá dentro p/ encontrar alguém p/ abri-la (isso acontece muito em portas de banco), portanto, não precisa perguntar se o cadeirante quer entrar.

3- Se um cadeirante estiver no "pé" de uma escada, verifique se ele tem boca, pq se tiver e estiver precisando de ajuda p/ subir, ele certamente pedirá.

4- (essa vai para os garçons) quando for levar a conta, tente ser polido e, apenas a ponha na mesa, sem procurar deduzir que, "logicamente", um cadeirante não paga despesas e ir entregando direto ao acompanhante.

5- Se um(a) cadeirante olhar p/ você com certa insistência, procure avaliar as possibilidades, ele(a) pode esta te admirando ou ate te paquerando, ele(a) apenas não anda e não está morto(a) se é que me entende.

6- Evite terminantemente oferecer "esmola" a um cadeirante na rua (já aconteceu comigo), ele pode estar ali simplesmente esperando um táxi ou alguém que vai apanhá-lo.

7- Nunca dê como certo, que todo cadeirante é uma espécie de ser angelical assexuado, você pode se surpreender de forma positiva com ele.

8- Nunca parabenize um cadeirante, ao encontrá-lo num barzinho , cinema ou casa noturna, não há nada de heróico nisso, ele(a) só está querendo se divertir como você.

9 - Quando for falar com um cadeirante, por favor se for possível abaixe, pois é muito difícil para um cadeirante ficar olhando pra cima e conversando com quem está em pé, é desconfortável e causa dores musculares, principalmente em lesados medulares cervical.

10- Se você chegar num consultório médico, num estabelecimento de saúde ou em qualquer local de trabalho e deparar com um(a) cadeirante atrás da mesa de atendimento, pode se dirigir a ele(a), pois, provavelmente, ele(a) está ali trabalhando, não é um dos pacientes.

Muitas vezes chega a intimidar, o modo como as pessoas tentam nos impor condição de inferioridade e dependência...

Enfim, para tudo deve haver bom senso.

Rose Vieira da Comunidade Mão na Roda.

"Quando um cadeirante estiver na frente do elevador, não o empurre porta dentro, ele pode apenas estar esperando alguém....rsrs"

"Quando o cadeirante pedir uma pizza, e ter que descer na portaria do prédio para buscá-la, (esse é para os porteiros) não diga, deixe ele subir, ele é normal....rsrs"

Comigo já aconteceu uma coisa mais ou menos assim. Eu fui pedir informação para uma mulher e ela já ia dizendo "Não tenho tro...", aí se tocou que eu não tava pedindo dinheiro. Ela também ficou super sem graça. Bem feito, ehehehe!

"Quando vou ao banco ou ao supermercado e entro na fila preferencial, se vejo um idoso, deixo passar na frente, é que não me entra na cabeça pq eu, q estou sentado, acomodado, não posso esperar um pouco mais que um idoso que fica de pé, muitas vezes c/ dificuldade.....você não faz idéia da quantidade de gente que vem me avisar que eu tenho direito de passar na frente......aaarrrggghhh"

e tantas outras, ...rsrs


BLOG MÃO NA RODA >>> http://maonarodablog.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário