Il portale che condivide i tuoi ingressi

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Estilo pin up com ares pós-modernos



Ter, 30 Dez, 12h50

Cintura marcada, batom vermelho, vestido justo com decote provocante ou simplesmente insinuante; cabelos extremamente loiros ou pretos sempre arrumados com franja, topete ou apenas presos; salto alto e unhas vermelhas. Se você já viu alguém assim na rua, provavelmente passou por uma pin up moderna.

Dita Von Teese, atriz e dançarina burlesca, é uma das que vive o estilo e é referência quando se fala em pin ups nos dias de hoje. Recentemente, ela lançou uma linha de lingerie retrô em parceria com a marca Wonderbra. Outras que aderiram à moda foram Kat Von D, tatuadora do L.A Ink, que faz o tipo pin up rocker; a modernete Kate Perry, que acabou inspirando as meninas mais novas que curtem seu som; e aqui no Brasil podemos citar a Pitty, que inclusive cortou sua franja igual à da recém-falecida e icônica Bettie Page.

Algumas meninas que curtem o som psychobilly também adotam o look pin up, usando topetes e roupas do gênero, como calças cintura alta, blusa xadrez e vestidos de bolinha, que mesclam com caveiras, teias e temas de terror. O psychobilly é a mistura do rockabilly com punk e, frequentemente, tem letras engraçadas baseadas em filmes de terror B da década de 1940 e 1950 – daí a inspiração no estilo retrô.

Garotas do calendário

Eram assim chamadas as garotas de calendários, geralmente atrizes ou sex simbols, que os soldados durante a Segunda Guerra levavam consigo para matar as saudades. Na década de 1940 e 1950, algumas pessoas as associavam ao vulgar, pois as fotos, muitas vezes, aguçavam a sexualidade masculina numa época em que a sociedade era extremamente conservadora e onde a mulher ainda era considerada digna apenas como dona de casa.

Foi nesta época também que as silhuetas das roupas se tornaram extremamente femininas e joviais. A volta dos cosméticos, após a Segunda Guerra, trouxe consigo uma variedade enorme de maquiagens que marcavam em especial os olhos, enalteciam a palidez da pele e realçavam a intensidade dos lábios, preferencialmente pintados de vermelho.

Reprodutibilidade
Elas se tornaram também símbolo do estilo pop e da produção em massa, uma vez que suas fotos passaram a ser encontradas em jornais, revistas e cartões postais, que eram devidamente pendurados nos armários e guarda-roupas masculinos. Vem desta origem o nome pin up, que significa "pendurar" em inglês.

Ilustradores como o peruano Alberto Vargas, que teve seus trabalhos publicados durante a década de 1940 na revista Esquire e criou as Vargas Girls, são referência até hoje quando o assunto são desenhos e fotos de pin ups; outro nome também importante é o do norte-americano Gil Elvgren, que dedicou suas ilustrações à publicidade. São deles as pin ups das propagandas da Coca-Cola e de outros anúncios entre a década de 1920 até os anos 1970.

Eternas
Bettie Page, Betty Gable e Marilyn Monroe são alguns exemplos de pin ups que são usadas como referência para compor o estilo. Bettie Page, que faleceu recentemente, foi a primeira modelo a posar nua na Playboy, em 1955 e a tirar fotos em posições de sadomasoquismo e bondage – o que lhe rendeu a acusação de apologia ao gênero.

Em 2005, foi lançado o filme The Notorious Bettie Page, que conta a história da rainha das pin ups. Betty Gable foi imortalizada por sua foto de maiô, virando para trás com um olhar sensual e por suas pernas e cintura esculturais. Marylin Monroe, que, antes de Madonna, era a mulher mais famosa do século 1920, dispensa apresentações.


Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/30122008/11/entretenimento-estilo-pin-up-ares-pos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário