Il portale che condivide i tuoi ingressi

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

QUAL A MELHOR FORMA DE ORGANIZAR SEUS SAPATOS?




ORGANIZANDO SAPATOSImprimirE-mail
27 de julho de 2010
Image
A pedidos de muitas, vou dar dicas de como organizar sapatos. A questão do sapato é delicada. Se a gente for parar pra pensar seriamente na questão de higiene, chegaríamos à conclusão de que está mais do que certo quem tem o hábito de tirar os sapatos na porta da casa e entrar descalço, por motivos bem óbvios. Mas não é prático, é difícil de acostumar e tudo vai abaixo quando você recebe visitas - eu não pediria jamais pra minhas visitas tirarem os sapatos, assim como não me sentiria à vontade em ficar descalça na 'casa alheia'. Mas que seria o certo, sim, seria.

E partindo desse pressuposto, a maneira mais higiênica de armazenar os sapatos seria mantê-los na entrada da casa (NOT!) ou em saquinhos guardados em alguma sapateira ou armário.

Os saquinhos devem ser de TNT (popularmente conhecido como kami)  porque o material 'respira' melhor e é lavável. Aliás, os saquinhos devem ser lavados de tempos em tempos, assim como as solas dos nossos sapatos, embora quase ninguém faça isso (e nem eu, confesso).

Bom, mas como nem sempre a gente pode ou quer escolher a maneira mais higiênica, mais ecologicamente correta ou sei lá o quê, procuramos o que nos parece viável ou prático. Então selecionei algumas opções, vamos ver.

As sapateiras. Eu particularmente gosto, acho prático e acho que fica tudo bem organizado. Você pode destinar prateleiras do seu armário pra isso, mandar fazer ou improvisar. É claro que aquelas que correm pra fora são o ideal, até porque acomodam duas ou três fileiras de pares de sapatos.
Image
 Prateleiras com pares arrumadinhos
Image
Se for num closet, melhor ainda!
Image
Aqui um exemplo de armário só com prateleitas. Parecido com o que uso.
Image
Aqui abaixo uma opção de sapateira comprada pronta, na http://www.reformefacil.com/
Image
Existem também as espelhadas e que 'disfarçam' a função de sapateira. Há modelos disponíveis aqui.
Image
Há também as sapateiras compradas prontas e que são menores, como essa abaixo. Já vi dela na Tok Stok, Etna e afins. Ela normalmente tem pouca profundidade, acomoda uma quantidade razoável de pares - não pra mim- e ocupa pouco espaço no cômodo.
Image
 Outra opção é guardar os sapatos em caixas com a foto do sapato colada na caixa para facilitar a identificação. A princípio pode parecer meio Patricinhas de Bervely Hills, mas na verdade é bem simples. Você fotografa seus sapatos e imprime a foto em impressora caseira mesmo, sem maiores dramas.
Image
Essa outra alternativa abaixo eu já tentei e não curti, até porque esse tipo de sapateira fica pendurado no mesmo mastro onde os cabides das suas roupas estão. E misturar sapatos e roupas assim tão próximos não é uma boa. A menos que você tenha uma 'porta' de armário só pra isso, aí tudo ok. Você pode pendurar várias dessas sapateiras e o resultado será o de pequenos nichos pros pares. À venda na Tok Stok e Etna.
Image
Uma solução ótima e higiênica (como citei mais acima) são os saquinhos com o visor plástico pra facilitar a identificação. Você pode forrar caixas de sapatos com o mesmo tecido dos saquinhos e organizar no seu armário - aí menos mal, já que os sapatos estão em saquinhos fechados.
Image
Aqui um exemplo de como ficam arrumadinhos e bem bonitinhos.
Image
Outra opção tradicional e que também não me agrada é a sapateira de porta. Acho o fim fechar a porta do quarto e dar de cara com sapatos.
Image
Aqui uma alternativa interessante, porém eu acredito que deixar os pares assim tao próximos do lugar onde se dorme não seja muito legal.
Image
 Nesse caso abaixo, em gavetões embaxo da cama pode ser prático e otimiza espaço.
Image
Essa sapateira surreal é bacana demais, mas eu não queria uma dessas. O excesso de pares causa uma poluição visual que me incomoda, eu sou fresca com essas coisas mesmo.
Image
Aqui uma caixa com divisórias e tampas plásticas que fica embaixo da cama. Acho que essa opção é só pro caso de realmente faltar lugar pra guardar os sapatos.Porque ter que abaixar pra pegar é um tanto chato.
Image
E, por fim, os meus sapatos. Quando compramos esse apartamento, já existia num dos banheiros uma sapateira grande, porém muito mal calculada, já que os pares mais altos quase não se acomodam e o cálculo de pares por prateleira parece não ter sido muito bem feito, mas quebra bastante o galho. Vejam:
Image
O ângulo pra fazer a foto é muito ruim, não consegui fotografar de cima até embaixo todinha. Aí eu tento organizar por cores e coloco os mais usados em cima, no caso, as sapatilhas.
Image
Mas como shoe addicted que sou, nela só cabem metade dos meus sapatos. A outra metade eu guardo no meu quarto, apertadinhos e muito diferente da maneira que considero ideal.
Image
Como podem ver acima, os tênis  e oxfords não estão nos saquinhos. Mas as botas mais atrás estão. Nas caixas eu coloquei as rasteiras que não tenho usado muito no inverno. Aí quando chega o verão eu faço uma troca: vão para a sapateira as sandálias mais baixinhas e abertas e vem pra esse armário os sapatos mais fechados. E assim vou improvisando e seguindo...

Vale ressaltar que é importante que  as sapateiras fechadas sejam deixadas abertas de vez em quando para que os sapatos possam 'respirar' e para evitar o mofo tão presente em regiões mais úmidas, como aqui no nordeste. E é importante limpar sempre os pares, as prateleiras e lavar os saquinhos que os acomodam. Além da questão higiênica, os sapatos duram mais tempo se forem devidamente cuidados e limpos.

* muitas leitoras me pediram pra falar de como organizar bolsas. Bom, eu posso até fazer o post, mas não mostro nem sob tortura as minhas. Se vocês vissem eram capazes de infartar. Meu armário é meu desgosto atual. Apertado, escuro, antigo. Ele já existia no apartamento e está aposentável. As bolsas estão amassadas, uma vergonha... Mas em breve terei gosto em fotografar pra vocês, aguardem novidades.

Fotos: Liana Barros e reproduções Google (eu não peguei as fontes todas, perdão, falha minha).
Última Atualização ( 27 de julho de 2010 )


FONTE: 
http://www.portaldasjoias.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=559&Itemid=1

2 comentários:

  1. ficou difícil de ler,com essa escrita em amarelo em cima do lilas.....

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por comentar a falha, corrigido agora!!! Volte sempre... bjs :)

    ResponderExcluir