Esfregue um pouco de álcool no tecido manchado antes de lavar.
Em geral, essas manchas saem com éter. Depois, enxágue com água.
Ferva o tecido manchado numa água contendo um pedaço de couro de bacalhau ou use a própria água em que o bacalhau foi fervido.
Lave com água morna e glicerina.
Manchas de esferográfica saem se esfregarmos ligeiramente com leite azedo ou com uma mistura de leite e vinagre. Repita a operação várias vezes.
Esfregue um pedaço de miolo pão fresco.
Se deixar cair algum líquido na roupa, como coca cola, tire-a com água fria. A água morna vai fixar a mancha.
O ferro muito quente deixa uma marca amarelada e feia no tecido. Quando isso acontecer, passe água oxigenada sobre a parte afetada e lave em seguida com água.
Coloque sal sobre o tecido manchado, pingue algumas gotas de limão, deixe secar sob o sol e depois lave.
Coloque leite fervente sobre a mancha e deixe até o dia seguinte. Lave.
Se algum tecido ficar com manchas de gordura, experimente colocar um papel absorvente embaixo da mancha e passar com ferro bem quente.
A margarina vegetal ajuda a tirar manchas de graxas. Coloque um pouco sobre a sujeira, deixe por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão.
Você não prestou atenção e uma peça de roupa escura manchou sua roupa na máquina de lavar. De preferência, não a deixe secar com a "nova cor". Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, rápida.
Mancha de mofo nos tecidos sai fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água.
Lave com água fria, não use água quente que vai fixar ainda mais a mancha. Antes de lavar, use uma pasta de sal (sal com gotinhas de água) sobre a mancha.
Manchas de tinta a óleo, devem ser limpas com solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina.
Sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para tirar manchas no tecido, passe um pouco de sal para facilitar a retirada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário