- Aja imediatamente. Quanto mais rápido você agir, melhores são as chances de remover a mancha.
- Limpe o excesso. Tente secar o máximo que puder do líquido com um pano limpo ou papel-toalha. Retire partes sólidas com uma faca.
- Não deixe que a mancha seque. Se não puder removê-la de imediato, limpe-a com uma esponja embebida em água fria, borrife água com gás ou cubra-a com uma toalha umedecida.
- Lubrifique manchas secas. Se a mancha secou (ou você encontrou uma antiga), esfregue glicerina vegetal nela antes de removê-la.
- Não use água quente, que “fixa” muitas manchas, tornando-as difíceis de remover. Use água fria ou morna na mancha da primeira vez.
- Comece com o método mais suave. Muitas vezes, para remover uma mancha, basta água com gás ou uma solução com sabão.
- Os movimentos são sempre de fora para dentro. Para evitar deixar uma marca circular, comece da borda externa da mancha e trabalhe em direção ao centro.
- Não esfregue a mancha. Em vez disso, coloque um forro/tecido absorvente embaixo dela e embeba-o com a solução removedora. Certifique-se de trocar o absorvente com freqüência.
- Trabalhe do avesso do tecido. Se possível, coloque o absorvente na mancha do lado direito do tecido e aplique o removedor pelo avesso.
- Mais não é necessariamente melhor. Se um limpador não estiver dando certo, não aumente a potência da solução. Enxágüe e experimente outra coisa.
Kit natural para remover manchas
Do supermercado
- Água com gás
- Álcool metílico
- Amoníaco
- Bicarbonato de sódio
- Detergente líquido incolor e sem fosfato
- Óleo de eucalipto
- Sabão puro ou em flocos
- Sal
- Suco de limão
- Vinagre branco
- Das lojas de produtos naturais
- Glicerina vegetal
Da drogaria
- Água oxigenada
- Barrilha (soda ou carbonato de sódio)
- Bórax
- Cremor de tártaro
- Sal de Epsom
Nenhum comentário:
Postar um comentário