Il portale che condivide i tuoi ingressi

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Orgulho de ser do Pará abre exposição de retratos



A campanha “Orgulho de Ser do Pará”, iniciativa do grupo RBA, chega à segunda edição. Após o sucesso do ano passado, o projeto traz uma abordagem diferente, destacando as origens culturais e sociais da região.

Com o tema “Pará de Todas as Caras, de Todas as Raças”, a campanha inicia com uma exposição reunindo trabalhos dos fotógrafos Octavio Cardoso, Walda Marques e Thiago Araujo.

A mostra, que será aberta hoje (6), no Boulevard Shopping, reúne 28 retratos de paraenses produzidos nos municípios de Marabá, Bragança, Santarém, Cametá e Belém.

“A ideia é retratar a diversidade de pessoas que compõem o Pará. Para tanto, percorremos o Estado em busca de anônimos que representassem a identidade, a essência do povo paraense. Estão lá o vendedor de coco, o artesão, o garçom. Pessoas simples, mas que movimentam e dão vida ao Pará”, define o fotógrafo Octavio Cardoso, 48 anos, editor de fotografia do DIÁRIO DO PARÁ.

Foi convidada para participar do projeto a fotógrafa Walda Marques, que há 17 anos se dedica ao retrato, com premiações no Salão de Fotografia do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (PA) e no projeto Abra/Coca-Cola (São Paulo, 1998), entre outros. Thiago Araujo é repórter fotográfico do DIÁRIO DO PARÁ.


O que o Pará tem de melhor

Trata- se de um trabalho diferenciado, feito exclusivamente para a campanha. “Tivemos que seguir alguns critérios para a mostra. Deveriam ser retratos em preto e branco, em plano fechado, ressaltando os detalhes e expressões de cada personagem”, explica o fotojornalista Thiago Araujo, 24 anos.

O projeto “Orgulho do Pará” consumiu quase sete meses de trabalho, que resultaram em 204 reportagens de página inteira, com veiculação diária, e mais de 100 reportagens veiculadas pela TV RBA (sem contar com as entrevistas nos programas da emissora). Coube à rádio 99FM a massificação e divulgação das reportagens veiculadas, tanto no DIÁRIO como da TV, além da criação do jingle da campanha e a realização de promoções junto ao público em datas comemorativas, como o Carnaval.

Um blog e um hotsite no Diário Online levaram o projeto para o Brasil e para o mundo, permitindo a interação com o público e disponibilizando matérias, vídeos e fotos. Um concurso de redação também foi criado para premiar os melhores textos de estudantes.

Lançado no dia 25 de outubro de 2009, o projeto “Orgulho do Pará” envolveu todos os veículos da RBA. Ele foi criado com o objetivo de abrir um espaço diário para as pautas positivas do Pará, numa tentativa de levantar a auto-estima do povo paraense, mostrando o que o Estado possui de melhor, nas mais diversas áreas.



PRESTIGIE

Exposição “Pará de Todas as Caras, Todas as Raças”. Abertura hoje (6), na praça de eventos no 1º piso do Boulevard Shopping. Visitação até dia 25, seguindo os horários de funcionamento do shopping. Entrada franca.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário