Il portale che condivide i tuoi ingressi

terça-feira, 24 de março de 2009

A nova Hollywood


Cinema indiano se consolida como o mais rentável do mundo e expande as atividades para países como o Brasil| Diario de Pernambuco: 7.12.08

Assim como a economia norte-americana, Hollywood não é mais a mesma. Perdeu a liderança para Bollywood, a indústria do cinema indiano, hoje a mais assistida e rentável do mundo. Se vistos com um certo olhar de superioridade ocidental, muitos dos seus filmes podem ser considerados como de gosto questionável. Mesmo nesses casos, sempre é possível se divertir um bocado. Na Índia, os filmes despertam paixões avassaladoras - a começar pelo culto exagerado aos astros e estrelas, que se esmeram na semelhança com Al Pacino, Angelina Jolie ou Beyoncé.

Cena do filme "Bombaim" baseado em fatos reais/divulgação Festival Goiamum

Cena do filme "Bombaim" baseado em fatos reais/divulgação Festival Goiamum

O fanatismo, no entanto, não se restringe ao star system: o diretor Mani Ratnam, por exemplo, teve sua casa queimada após o lançamento de Bombay, que narra o romance entre um hinduísta e uma muçulmana. Mas existem formas de engajamento mais positivas, como prova a carreira internacional do independente The terrorist, que trata do assassinato do ex-primeiro ministro Rajiv Ganhi. Primeira produção indiana a ser exibido no Sundance Film Festival, o filme foi exibido nos EUA graças a John Malkovich, que comprou os direitos de distribuição.

Jhoom Barabar Jhoom, considerado o “Moulin Rouge de Bollywood”, toca em um ponto recorrente neste tipo de cinema: a paródia. Prova cabal de que o poder central pode até controlar a emissão de informações, mas o modo como tudo será recebido e reprocessado diz respeito principalmente à periferia. Para apresentar aos brasileiros esta efusiva cinematografia, o cineasta Ram Prassad Devineni idealizou a Mostra Internacional Bollywood, que está levando para várias cidades do país os filmes citados acima e vários outros. A partir de amanhã, a mostra itinerante chega a Natal, Rio Grande do Norte, dentro das atividades do festival de cinema Goiamum Audiovisual 2008.

Hoje, Bollywood produz filmes nos EUA, Inglaterra e até no Brasil, onde foi rodado Dhoom2, um dos sucessos de 2008. Tamanha popularidade amplia a curiosidade sobre a natureza deste fenômeno. A pedido do Diario de Pernambuco, Ram Devineni, atual integrante do conselho consultivo da Academia Internacional de Cinema de São Paulo, concedeu a entrevista que segue, onde explica a estrutura bollywoodiana e revela como os estúdios se organizaram para ultrapassar as fronteiras do país e se tornar a mais nova potência fílmica global.

Texto: André Dib
Fonte: Diario de Pernambuco/ Viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário