Il portale che condivide i tuoi ingressi

quinta-feira, 19 de março de 2009

Continue jovem com a pílula do rejuvenescimento


A quarta idade e os tratamentos terapêuticos...

Por Vladimir Miguel - Cardiologia
Conferir o perfil
O acelerado desenvolvimento tecnológico, observado nas últimas décadas do século passado, permitiu que a descoberta de novas drogas, inclusive com a incorporação da engenharia genética, possibilitasse um aumento exponencial na sobrevida média do ser humano.

Hoje, falamos não só da terceira idade como a quarta idade passa a ser um conceito familiar. Acompanho no consultório pacientes acima de 80 anos que já dispõem de um arsenal terapêutico invejável para enfrentar suas doenças crônicas. Além de uma quantidade razoável de cápsulas que são ingeridas diariamente, realizam sessões semanais de fisioterapia, Pilates, Reabilitação Postural Global- RPG, hidroginástica e caminhadas além de acompanhamento nutricional e terapias de grupo para esta faixa etária com palestras sobre prevenção em saúde e atividades lúdicas visando uma inserção social mais adequada.

Uma característica peculiar nesses pacientes é um extremo envolvimento familiar gerando uma rede de proteção em que esses idosos, além da riqueza da longa experiência vivida, nos ensinam que essa fase da vida pode ser de muita plenitude. Uma vez ao questionar um paciente de 84 anos e, meu cliente há muitos anos, sobre o que ele achava que ainda faltava a ser realizado, este me retrucou se algum dia eu me imaginei com esta idade e quais os planos ainda a serem concretizados. Surpreso com sua assertiva, respondi que nunca havia pensado sobre um futuro nesta idade e muito menos em realizações.

Com um sorriso matreiro ele concluiu que os planos nesta fase de vida são a somatória de uma maturidade serena e humildade frente às adversidades inexoráveis. Toda vez que me deparo com pacientes muito mais jovens e em fase produtiva de vida, percebo que todos têm queixas comuns. Estão no cardiologista para check-up periódico ou tratamento de doenças cardiovasculares e todos reclamam da falta de tempo.

Lembrando meu saudoso e inesquecível paciente, o tempo que nos falta, é a miopia para a beleza contida numa conversa descompromissada e no ócio criativo de um pensamento libertino.

Dr. Vladimir Miguel é cardiologista

Para mais informações, acesse: www.spirale.com.br

Ou entre em contato: vladimirmiguel@spirale.com.br

Consultório: SPIRALE
Rua Brás Cardoso 223 Vila Nova Conceição Tel: (11) 3849-9301 - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário