Il portale che condivide i tuoi ingressi

quinta-feira, 17 de março de 2011

150 anos ou 20 Séculos da Pátria Italiana?



Por Paolo Quercia


TÍTULO DO INTERESSE NACIONAL. A Itália foi fundado em 89 aC, quando o povo italiano obter a extensão da cidadania romana. Muitas tribos foram unidas em um campeonato contra o imperialismo de Roma e criaram um estado chamado Itália. No próximo ano comemora vinte séculos de vida.


Este artigo começa no novo livro LimesOnline Paolo Quercia .*


Quantos séculos Itália? Apenas um ano e meio, se usarmos o critério da unidade  administrativa. Pelo menos duas vezes por se voltar para o nascimento do que o desejo ea história política da Itália, a literatura e, em seguida, a primeira ação, que emerge em nosso país a partir do século XVIII e XIX, que terá a forma do Risorgimento. Mas a Itália não se coloca a todos com o Risorgimento, que é só no final políticos e militares a construção. Esta dupla ambição romântica do século XIX, para a unificação da península e à liberdade de potências estrangeiras, de modo algum uma idéia nova, mas é um projeto antigo que vem de longe.

Poderíamos voltar cinco séculos a partir de agora e encontrar as páginas do fundador da ciência política moderna, o florentino Maquiavel, o raciocínio protorisorgimentali que, embora concebido em um contexto histórico diferente, uma visão semelhante subjacente, ou seja, a existência de um conceito político da Itália para que os municípios diferentes e muitos países pequenos decisão senhores devem convergir. Na época dos Médici de Florença não apenas existiu, mas uma idéia da Itália, também a pensar em uma unidade política. A pluralidade de pequenos países que vivem com a existência de uma idéia da Itália e pensar sobre ela viabilidade política dava seus primeiros passos em um contexto no qual os municípios e os homens italianos começam a chegar a um acordo com o surgimento de Europa de um novo tipo de atores internacionais, os estados modernos a orientação nacional.

No Renascimento italiano pode ser traçada já que as sementes de longo processo que vai ser ouvida e de conceber o Estado-nação como um ponto de equilíbrio entre o local eo universal imperial particularismo. Mas o homem do Renascimento, que foi colocado no centro da cidade e do centro do universo, e se preparava para viver comofaber ipsius Fortunae , fizeram-lhe a idéia da Itália, mas ele é pré-existia. Dante Alighieri já alguns séculos antes que ele deu a sua própria visão de plástico, mencionado no Canto IX do inferno até mesmo as fronteiras geográficas, não muito longe dos da República Italiana, "é tão apertado Ródano em Arles, onde / é como em Pula na Kvarner / que fecha a Itália ea banha suas fronteiras ".

Mas é a Itália de Dante, que sobe para o céu catedrais medievais e afirma a liberdade de auto-governo dos concelhos e senhorios - o mais italiano das instituições políticas do nosso país - já começou a falar uma língua comum, apesar de sua muitas variações regionais. Era a língua que, dois séculos após o ano mil, Francis tinha usado para elevar a Deus uma canção de amor e liberdade no vernáculo. Uma linguagem, uma nova e mais letrados, mas não populares, não mais destroços de um império universal, que se foi, mas veio a utilização do vulgar e lento no longo processo de transformação da América em italiano.

A transformação ocorreu na noite da conturbada história do nosso país, quando a gente dormiu falando latim para a queda do Império Romano do Ocidente e que acordou na madrugada do ano de mil falando sobre o vernáculo italiano. 

Nesses cinco séculos, marcado pela invasão debárbaros, a anarquia feudal, o abandono das zonas rurais, reduziu o comércio, a contracção demográfica ocorre na península que miraculosa transformação da sociedade romana na nova empresa Itálico. Os povos itálicos sofrem com a invasão dos bárbaros do Norte e os ataques dos piratas sarracenos e do sul, mas manter intactas algumas características básicas da civilização antiga. Nestas idades escuras ver a luz de novas formas nas instituições da sociedade romana antiga, a família, a propriedade privada, a língua românica, o direito comum de conhecimentos técnicos, e artesanato. Ele está se formando para o capital humano que vai falar Carducci do "ressuscitado mil na Itália as pessoas" e lembrou que, em Maquiavel "na Itália falta substância não introduzir qualquer forma e não há grande virtude nos membros, por sua vez solicita que o Príncipe aproveitar a Itália e libertá-la das mãos dos "bárbaros".

Nos séculos seguintes por mil é considerado para começar o processo de formação o que pode ser chamado de uma cidadezinha do interior para os povos itálicos. Ou melhor, de muitas pequenas Patrie italiano, enquanto o sentido de pertença será limitada a valores comunais e municipais. Assim foi com o Ciompi, expulsos de Florença, que lutou durante anos para poder regressar à sua pátria, embora tivessem encontrado confortável exílio em outras terras. Só desde o Renascimento até chegar sua maneira o problema da unidade política da península, um problema que seria resolvido somente após cinco séculos mais.

Geralmente não há harmonia no bom caminho para cavalo de um ano mil no período de nascimento do povo italiano, as pessoas nos séculos era agora suficientemente diversificada linguisticamente por ambas as antigas línguas da América como pelos novos conquistadores das pessoas com quem você estabelece um processo de intercâmbio social e étnica. Mas se a história é orientar a busca das origens do nosso país, pelo menos, mais perto de um milênio atrás, ninguém nos impede de tentar novamente traços simbólicos de uma sociedade mais antiga pátria distante, absorvido no grande mosaico de povos e políticos projeto de lei que foi o império universal de Roma.

Pesquisa que eu acredito que deve conduzir a 91 aC, quando muitas pessoas na região central, assuntos militares, em Roma, mas excluídos os privilégios da cidadania se rebelaram contra o domínio romano e deu à luz o primeiro estado chamado de experiência na Itália. Perto da cidade de Corfinium reunidos Marsi, Peligni, Marrucini, Vestini, Piceno, samnitas, Apúlia e Basilicata, e lá eles decidiram fundar um novo Estado. O primeiro chamado Itália. O primeiro foi renomeado Italica Corfinium e foi elevada a capital ( caput atques imperii sobre Corfinium legerant appellarant Italicam . Paterculus Veleio, II, 17). Eles elegeram o seu símbolo o touro, o animal cuja etimologia de volta para a mesma raiz da palavra Itália. Sua marca dois anos de luta para a sua nova moeda.

Os poucos exemplares chegaram até nós para mostrarum lado do rosto da Itália vencendo baía fronteira com gravado sob a palavra "Itália" e as outras oito pessoas que fazem um juramento de união. Outras moedas mostram um Taurus que desafia e atropela um lobo. O conflito com a Roma dos italianos, que leva o nome de guerras, a história social, durou dois anos e terminou com a concessão de cidadania a todos os ciganos do povo italiano, com a promulgação da Plauta Lex Papiria . Era uma lei de importância histórica. Pela primeira vez, que todos os residentes na Itália, no prazo de dois meses, havia dito a um juiz que queria tornar-se cidadãos romanos, teriam obtido a cidadania romana.

Foi o BC 89 e pela primeira vez na história da península, o conceito de cidadania foi estendido aos povos itálicos, as tribos ao longo dos Apeninos que se rebelar contra Roma para a diferença de seu estado, começou a curto, mas simbólico, o primeiro sido chamado de "Itália". Roma foi politicamente e militarmente mover-se na península como uma cidade-estado, a concessão de cidadania a lógica não-geográficos, mas puramente estratégica e militar. Antes das guerras sociais de cidadania romana gozava de algumas colônias gregas do sul da Itália, por exemplo, mas não o povo italiano, especialmente aquelas situadas para além dos Apeninos.

Assim nasceu o primeiro a Itália contra a Roma , mas sobreviveu apenas três anos e logo foi absorvida pela lógica de assimilação de Roma. No entanto, esse ato de rebeldia e, acima de, 89 do Ato BC pode ser lido como entrada em uma base igual na história dos povos da península itálica e no de Roma. Nesta lei de igualdade entre os povos itálicos no Império Romano pode ser rastreada até o primeiro antecedente de uma nação dos italianos. Oitenta e nove BC. Vinte séculos atrás, em 2011. E se este foi o aniversário de refletir e comemorar o ano de 2011?

Antecipando a publicação do artigo sobre o número de pequenos Carta n 2 / 2010.

* Paulo Carvalho é analista de relações internacionais. Coordenador de Pesquisa de Política Internacional da Fundação Farefuturo e consultor do Centro de Altos Estudos da Defesa.

O logotipo do livro é a primeira moeda cunhada, gravado com a palavra "Itália", datada de 89 aC e produzido na menta de Corfinium. (A foto é tirada lamoneta.it ).


Um comentário:

  1. Uma linda postagem! Muito obrigado!
    Hoje, a “Associazione Culturale Luís de Camões” celebra o 150º Aniversário da União de Itália.
    Temos o prazer de convidar-vos para comemorar connosco o aniversário do nosso País!.
    A festa ocorrerá no blog da nossa Associação:
    http://associazionecamoes.blogspot.com/
    Contamos com a vossa presença.

    ResponderExcluir