Il portale che condivide i tuoi ingressi

quarta-feira, 16 de março de 2011

Recomendo a leitura deste Blog - Araras e Cabides de Bárbara Sousa, Thandara Yung, Luara Nunes e Leandro Morais



Universo Plus Size

As tendências de moda para as gordinhas.

Para quem tem uns quilinhos a mais a arte de criar um look para ir trabalhar, sair com os amigos ou jantar com o namorado torna-se uma tarefa difícil. Entre os mandamentos das gordinhas estão:
Não usarás listras horizontais; não cobiçarás roupas curtas; evitarás usar peças claras; jamais subirás em uma sandália de salto fino; nunca comprarás roupas estampadas demais; terás sempre senso do ridículo; serás fiel as vestes de cor preta
Porem, algumas gordinhas atentas ao mundo fashion estão dando o que falar e quebrando barreiras no que diz respeito à moda plus size como é chamada as coleções desenvolvidas para os tamanhos G, GG e EXG. Mulheres com estilo e vontade de ousar estão utilizando os blogs para divulgarem novas possibilidades e escolhas que fujam da ditadura de sempre ter que disfarçar as gordurinhas.
Vendo essa movimentação ganhar força, grandes marcas aderiram a essa moda possível. Alexander McQueen, Chanel, Dolce&Gabbana, Fendi, Roberto Cavalli e Yves Saint Laurent anunciaram que irão produzir e lançar linhas de roupas Plus Size no mercado.
As blogueiras sendo as precursoras neste seguimento acabaram por se tornar consultoras de grandes marcas e veículos de moda que viram neste universo uma possibilidade de expandir o número de clientes. Essas mulheres mostram que não é preciso ser magérrima para se sentir segura e bem vestida, e se tornaram verdadeiros ícones da moda. 
Tudo começou com o Boom dos lookbooks há alguns anos atrás, onde meninas entusiastas da moda postavam suas fotos onde utilizam roupas muito bem cortadas, ousadas e atuais. As gordinhas logo se interessam em fazer o mesmo e com muita coragem e atitude começaram a postar suas fotos. Algumas das primeiras a serem descobertas pelo mundo fashion foram as francesas Stephanie Zwicky (www. leblogthebigbeauty.com), 34 anos e Sakina, 28 anos, que antes que seu blog de modawww.saksinthecity.blogspot.com completasse um ano de existência foi convidada a ser tornar colaboradora da seção curvas da poderosa revista Vogue italiana.
As modelos plus size também ganharam as passarelas. A maior representante brasileira no exterior como modelo GG é Fluvia Lacerda considerada a Gisele Bündchen desse seguimento. Em entrevista a revista Manequim Fluvia se disse honrada em contribuir com centenas de mulheres que não sabem como se vestir é muito gratificante. Outras grandes modelos plus size são: Andrea Boschim, Simone Fiúza, Bianca Raya, Mayara Russi e Celina Lulai (Foto).
No Brasil esse mercado ainda não se desenvolveu. Por aqui não se ouve falar de muitas militantes desta causa, mas dentre as que lutam por ela está a blogueira Keo Becker que em seu blog www.biggerstilokeobecker.blogspot.com defende que a moda é democrática e se faz direito de todas as mulheres. A jornalista Renata Poskus, 28 anos também possui um blog, o www.mulherao.wordpress.com, onde se encontra dicas de moda, maquiagem e imagens de belas moças bem vestidas.
Nos dias 23 e 24 de julho aconteceu, em São Paulo, o Fashion Weekend Plus Size, uma semana de moda direcionada para os tamanhos de 44 a 54 em média, com peças referentes as coleções de verão 2011. O evento teve como intuito valorizar esse mercado que ainda é pouco trabalhado. Durante os desfiles o que se viu foram muitas peças modernas, de modelagem seca e com tecidos coloridos. Com isso ficou nítido que o mundo fashion está se voltando cada dia mais para as curvilíneas consumidoras.
São poucas as opções para quem tem estilos e quilos a mais. Para Helena Matos, 43 anos, consumidora deste seguimento diz que para ir as lojas e voltar para casa com boas compras é necessário tem paciência e saber garimpar.  Para quem quer aderir ao estilo plus size é preciso ter criatividade. Priscila Nunes, 35 anos, empresária ensina que as mulheres têm que perder a vergonha de se vestir. A empresária conta que muitas mulheres obesas que aderiram a cirurgia de redução de estômago, permaneceram com os mesmos hábitos e estilo. Com medo de ousar e procurando pelas peças usualmente utilizadas por quem tem a silhueta mais redondinha. “As gordinhas podem usar de tudo desde que com cautela. A única regra é fugir do exagero”, ressalta Priscila.
Dentre as famosas que esbanjam estilo no universo plus size está a atriz Queen Latiffa e a cantora de rock Beth Ditto que já foi garota propaganda da loja Evans, umas das mais consagradas lojas empenhadas na causa a favor das gordinhas no Reino Unido.
Contudo, o maior benefício que essas mulheres tiveram ao assumir suas curvas foi a recuperação da auto-estima, do seu amor próprio e a visualização de que ter o corpo estereotipado dito perfeito não é o essencial para ser feliz.
Algumas opções no DF de lojas que oferecem roupas com numerações maiores e muito estilo são: Miss doll na 205 sul, Q Graça na 209 sul e Maria Fofa na 204 sul. Os valores variam entre R$ 70,00 e R$ 300,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário