Il portale che condivide i tuoi ingressi

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cães poderão ser usados em diagnósticos de Câncer



Um cão treinado para farejar o cancro colorectal é quase tão fiável quanto os resultados de uma colonoscopia, defende um estudo publicado ontem no jornal médico Gut, com vista ao desenvolvimento de métodos menos invasivos para detectar a doença. Marine, a cadela de raça Labrador retriever,de oito ano, utilizada no estudo, teve as mesmas 95% de respostas positivas que as colonoscopias quando farejou amostras da expiração e 98% quando se tratarm de amostras de fezes, segundo a mesma investigação, citada pela agência de notícias Bloomberg.

O faro dos cães é especialmente eficaz em cancros que estejam numa fase inicial, com os animais a conseguirem distinguir pólipos de neoplasias, o que não acontece com as colonoscopias. Os resultados apontam para a existência de componentes orgânicos voláteis que podem ser a base diganósticos não-invasivos de cancros colorectais, escreveram os investigadores orientados por Hideto Sonoda, da Universidade Kyushu University, no Japão. As colonoscopias, que implicam a introdução de um tubo com uma câmara no reto, e testes menos invasivos, como análises ao sangue fecal, só detectam casos da doença numa fase inicial em um em cada 10 casos.

“O mais impressionante é a capacidade do cão de detectar o cancro dos intestinos em estádios precoces”, explicou, por e-mail, Trevor Lockett, investigador do cancro do intestino da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, na Austrália. A maioria dos exames não invasivos detecta mais eficientemente cancros em fases mais avançadas do que numa fase precoce, acrescentou. “A detecção em fases precoces é o verdadeiro santo graal no diagnóstico dos cancros do intestino uma vez que as cirúrgias conseguem curar cerca de 90% dos pacientes nestas situações”, referiu Trevor Lockett.

Neste estudo, Marine farejou amostras de 48 pessoas com cancro do intestino confirmado e 258 de voluntários que eram saudáveis ou que tinham sobrevivido a um cancro. O tratador pediu à cadela que identificasse a amostra que apresentava neoplasias em conjuntos de cinco. “Este estudo mostra que existe, de facto, um odor específico deste tipo de cancro”, sublinham os investigadores. “Este odor pode ser uma ferramente indispensável para se fazerem as triagens”. De acordo com os cientistas, Marine foi primeiro treinada para salvamentos em água e, desde 2005, que tem sido treinada para detectar cancros.

Estudos prévios concluiram que determinadas raças de cães, sobretudo Labradores e cães de água português, são capazes de farejas cancros da pede, bexiga, pulmão, mama e ovários. Cães devidamente treinados conseguem igualmente detectar melanomas cheirando uma ferida na pele.

Um comentário:

  1. Eu li essa matéria e achei super interessante, além de serem amigos fiéis e alegra r a vida da gente.
    Ainda podem salvar vidas com um diagnóstico.
    Amo esses bichinhos, aliás todos os bichos.
    Meu blog está com dois sorteios maras, participa.

    Beijos Mônica!

    http://luxosdeprincesa.blogspot.com

    ResponderExcluir