Il portale che condivide i tuoi ingressi

segunda-feira, 9 de março de 2009

Anorexia Nervosa







Começa como uma simples estratégia de se sentirem melhor com eles(as) próprios(as) e, sem se aperceberem, entram numa espiral de sofrimento cada vez maior, com a ilusão de que cumprir o objectivo a que inicialmente estabeleceram (perder peso) vai torná-los(as) mais fortes, competentes, capazes, auto-confiantes e felizes.
Acontece precisamente o inverso, tornando-se, à medida que a subnutrição avança, mais fracas, doentes, inseguras e infelizes.

Não é uma questão de beleza, porque isto nunca poderia ser bonito.
É sempre o desejo, nunca alcançado, de valorização pessoal.

Fonte: mysecretvoices.blogspot.com/2008/08/anorexia-…

“ Acho que estou gorda…” ; “Oh meu Deus que banhas horríveis”; “Tenho mesmo de perder peso”….

Enfim estas e muitas mais expressões são pensamentos, que fazem parte da vida das pessoas que têm esta doença.

A idade média em que surge este problema, são aos 17 anos, mas os primeiros episódios podem decorrer entre os 14 e os 18. Entre 90% a 95 %, os casos são femininos.

O tratamento desta doença é muito complicado, pois estas doentes, não querem admitir que estão doente.

Mas o que é a anorexia \ bulimia?

Estas doenças são, o que se chama distúrbios alimentares. As pessoas que têm anorexia são caracterizadas por, ter o peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como “gordo”. Apesar de estas pessoas serem magras, vêm-se como pessoas com excesso de peso, o que os leva a ficar horas e horas sem comer. Comendo apenas, menos de 20% da dose diária recomendada de calorias. A bulimia não é muito diferente da anorexia, tem algumas diferenças. As bulimicas, passam várias horas sem comer, e quando sentem fraqueza ingerem uma grande quantidade de calorias, mas sentindo-se culpadas e arrependidas, provocam o vómito, para compensar as calorias ingeridas.

Quais os sintomas?

  • Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
  • Prática excessiva de actividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Os anorécticos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréctico pensa que tem um peso acima do normal.
  • Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
  • Diminuição ou ausência da líbido; nos rapazes poderá ocorrer impotência e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
  • Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
  • Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
  • Depressão profunda.
  • Tendências suicidas.
  • Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anorécticas.
  • Obstipação grave.

Achas que vale a pena passar por isto ser magra?? E para ter corpo perfeita??? Aliás vais ficar tudo menos bonita!! Estes distúrbios podem levar á morte em casos, extremos.

Não dês cabo da tua vida!

Achas que isto é beleza???

Fonte: fashion_moda.blogs.sapo.pt/12464.html?mode=reply

skeleton7.jpg (30640 bytes)


http://publicoeprivado.files.wordpress.com/2007/01/anorexia.png

http://www.aceav.pt/blogs/Adolescencia/Lists/Fotografias/Jovem%20anorexica.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário