Il portale che condivide i tuoi ingressi

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Entrevista - Taxidermia vegetariana

Da BBC Brasil

  • Ilana Rehavia
  • 25/02/2009, 03:48 PM

Uma vegetariana que faz acessórios e objetos de decoração usando animais mortos não é das coisas mais comuns...mas o trabalho da neozelandesa Julia deVille é realmente original não só na combinação da taxidermia com a moda, como também na mensagem que a artista quer passar.

Taxidermia, que vem do termo grego que significa "dar forma à pele", é a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo.

BirdShoulderPieceblog.gif
Fiquei intrigada desde que vi o trabalho de Julia pela primeira vez em uma revista, e resolvi conversar com ela para saber o que está por trás de seu desejo de preservar animais mortos, e usá-los como acessórios...

Confira!

BBC Tendências - Como você começou a trabalhar com taxidermia?

Julia - Desde pequena era fascinada pela morte, mas também tinha um forte amor pelos animais. Aos 15 anos, decidi aprender taxidermia, mas não conseguia encontrar ninguém que me ensinasse na Nova Zelândia. Quando me mudei para a Austrália, encontrei um taxidermista aposentado que me deu algumas aulas.

BBC Tendências - Como as pessoas reagem ao seu trabalho?

Julia - Em geral de forma positiva. Eu sou muito clara sobre o fato de que sou vegetariana e todos os animais que uso morreram de causas naturais, ou foram encontrados mortos. Eu só recebi uma mensagem de ódio até hoje e quando expliquei minhas filosofias aos responsáveis, eles me mandaram um pedido de desculpas.

SparrowBroochblog.gif

BBC Tendências - Como é o processo de criação de suas peças?

Julia - Eu geralmente começo com o animal e decido o que ele deve se tornar, um broche, uma escultura, etc. Eu decido então como adorná-lo...se é um rato, colocarei diamantes em seus olhos, se é um corvo, moldo suas patas em prata e as coloco de volta como metal. Cada peça é muito orgânica e eu sinto o que funciona (para o animal) e sigo esse instinto.

BBC Tendências - Você menciona em seu website que só usa animais que morreram de causas naturais. Como você encontra esses bichos?

Julia - Eu sempre carrego uma sacola plástica comigo para o caso de encontrar algum, mas a maioria dos meus animais é doada por amigos e pessoas que leram sobre mim ou viram entrevistas minhas na televisão. Eu tenho um freezer lotado de doações.

BBC Tendências - Que mensagem você acredita que esse tipo de trabalho passa sobre a vida e a morte?

Julia -
Para mim, é sobre a natureza passageira da vida e a importância de se apreciar cada dia. Eu acredito que se você aceitar sua mortalidade você pode apreciar o valor da vida, não só a sua própria, mas a de todas as pessoas e criaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário